terça-feira, 10 de maio de 2011

A Composição Química dos Esmaltes


Olá, meninas!

Eu comecei a escrever esse post pensando em dar dicas de como conservar os esmaltes e fazer com que eles durem mais, mas ao pesquisar sobre o assunto me deparei com informações que também considero importantes de compartilhar aqui no blog. Para que o post não ficasse muito comprido, resolvi dividí-lo em duas partes.

Antes de publicar as minhas dicas de conservação dos esmaltes, apresento a vocês a composição química deles. Depois de lerem este post, acredito que o próximo fará mais sentido!

Desta vez eu precisei de uma ajudinha técnica, afinal meu conhecimento de química é zero! Recorri, então, a dois blogs amigos: um é o XQuímica, que fala sobre a composição química de várias coisas. Eu não sou muito chegada no assunto, mas juro que achei o blog super interessante! O outro é o "São as perguntas que movem o mundo", que é feito por alunos de uma escola de Belo Horizonte.


Então, vamos lá! Hoje eu descobri que o nosso querido esmalte é composto por:

- PMMA (polimetilacrilato): plástico que garante a ligação entre os componentes do esmalte, fazendo com que eles se misturem. Por causa dele, o esmalte não escorre das unhas. 

- Esteralcônio de Hectorita: triturado, o esteralcônio é usado em forma de pó no esmalte, virando uma espécie de cola, que permite que o esmalte fixe nas unhas. 

- Nitrocelulose: transforma a mistura dos componentes do esmalte em um filme plástico e maleável que cobre as unhas. 

- Copolímero de Etileno: é ele quem garante que o "filme" criado pelo esmalte não se despedace. É este componente que faz com que ele saia das unhas em forma de lascas caso se tente arrancá-lo. 

- Poliuretano: tem função importantíssima no esmalte, pois é este elemento que integra os pigmentos ao resto da fórmula. Por serem insolúveis, os pigmentos decantariam sem o poliuretano, acumulando no fundo do vidro. 

- Resinas: proporcionam brilho, aderência, resistência e durabilidade. 

- Solventes: são responsáveis pelo tempo de secagem, facilidade na aplicação e fluidez do esmalte. 

- Corantes: dão cor aos esmaltes. 

- Agentes de Suspensão: auxiliam a manter os corantes suspensos, sem decantar o produto.


Muita informação, né? Eu achei bem interessante, pois estas informações explicam várias das dicas que eu vou dar aqui amanhã. Vale lembrar que os esmaltes tem outros componentes em suas fórmulas, que não são citados aqui por variarem de fabricante para fabricante e serem guardados a sete chaves!

Espero que vocês tenham gostado!


Beijos!


P.S.: Amanhã farei o sorteio do Risqué Fast Fashion 01! Quem quiser participar, ainda dá tempo! É só clicar aqui!

4 comentários:

girlier disse...

Adorei!!!! Muito legal ler isso, definitivamente é algo que eu não teria ido pesquisar, mas que vale muito a pena saber... hehehe
Faz tempo que eu tento postar comments pelo cel (que é quando eu consigo ver internet), mas não consegui...
Mas eu tô sempre te lendo Flavitcha!!! Amo muito!!!
Bjosss

Roberta disse...

Meus Deus quanta coisa quimica tem em um vidrinho tao pequeno!!! hhehehehe

Amei saber um pouco mais do que ponho nas unhas!!!

Amiga tenho uma dica perfect de base fortalecedora que eu uso vo te manda por email!!!

Aguardo pelo post de amanhã!!!

Bjinhoos

Roberta disse...

Outra coisa...tu sabe que cor eh a da primeira foto desse post??? Amei ela!! heheehhe

Flávia - Empório M&P disse...

Carolzita, adoro receber teus comentários aqui! Um monte de gente reclama que não consegue postar comentários, mas não sei o que acontece!

Beta, tu viu quanta coisa? Chega a dar um medinho, né? hehehe To loucaaa pra saber a tua dica de base, me manda por e-mail mesmo! Aí eu posto aqui e te dou os créditos :)

E sobre a cor do esmalte, várias pessoas amaram! Pior que é uma foto aleatória que eu achei, vou investigar cores parecidas com ela para postar aqui!

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...