quarta-feira, 13 de abril de 2011

Esmaltes Vencidos: usar ou não usar?


Olá, meninas!

Quem compartilha do meu vício em esmaltes e não resiste a comprar pelo menos um vidrinho a cada nova coleção lançada, acaba sem conseguir usar todos eles até o fim, até a sua data de vencimento. Aí um belo dia a gente vai escolher um esmalte para usar, percebe que o seu prazo de validade já venceu e pensa: "ah mas eu AMO essa cor... Vou usar que não dá nada!". Será?

O meu bom senso me diria para não usar esmaltes com o prazo de validade vencido, mas quando lidamos com saúde é importante irmos além do bom senso. Por isso, fiz uma pesquisa sobre assunto e conto para vocês um pouquinho do que encontrei.

A obrigatoriedade dos produtos comercializados no Brasil oferecerem informações a respeito de sua data de vencimento foi instituída a partir da criação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990. Isto significa que, após a data informada pelo fabricante, a utilização do produto e suas possíveis consequências ficam por conta e risco da pessoa que o fizer.

No caso específico dos esmaltes, com o passar do tempo ocorrem mudanças em sua composição química devido à oxidação, o que resulta na perda de suas características iniciais. Quem já se deparou com vidros de esmaltes vencidos já deve ter percebido que uma das suas principais alterações é a sua cor. Além disso, pode ocorrer o acúmulo de fungos no esmalte, aí vocês já podem imaginar o estrago, né? As ocorrências mais comuns em quem já usou esmalte vencido vão de alergias e irritações até inflamações na pele.

Com estas informações podemos concluir o seguinte: além de esmaltes velhos e vencidos serem péssimos de passar, já que engrossam e ficam cheios de bolinhas, eles fazem mal à saúde. Portanto, meninas, aqui fica uma dica: NÃO usem esmaltes vencidos! Vamos aproveitar a grande oferta que temos no mercado e nos desfazermos dos vencidos para darmos lugar aos novos! (Mais uma boa desculpa para comprarmos "só mais um vidrinho" hehehe)

Outra dica: ao escolherem um esmalte para comprar, verifiquem a data de vencimento dele, para terem certeza de que terão bastante tempo para usá-lo.


 

Seguindo neste assunto, vocês sabem o que fazer com os esmaltes vencidos? Com tanta informação à nossa volta, não tem mais desculpa para descartá-los inadequadamente e, em breve, vou contar aqui como proceder com estes esmaltes.

Espero que vocês tenham gostado do post e utilizem estas informações no dia a dia de vocês. Estar com as unhas lindas e bem cuidadas é legal, mas estar com elas saudáveis é fundamental!


Beijos!

6 comentários:

Gabriela Diniz disse...

Apoiada!! NÃO a produtos vencidos!! :))

*L.E.S* disse...

Nunca tinha pensado nisso da validade dos esmaltes, vou já conferir a validade dos meus! Obrigada pela dica flor.

Paris é uma cidade muito linda mesmo ne? :) Estive lá a morar/trabalhar durante 5 meses e vi sitíos que nunca esquecerei :)

Beijos
http://lliveeverysecondd.blogspot.com/

Renata disse...

Eu sou bem chatinha com datas de validade. Tanto que a primeira coisa que pensei quando comecei a comprar esmaltes foi, justamente, que eles vencem muito rápido.

E como sou superalérgica a nem eu sei o quê, é melhor não arriscar...
Post maravilhoso, hein, amiga?! Adorei!!!

Bjss

Margareth Gervason disse...

Bem lembrado quelida, devemo ssempre estar atendas, Ótimo post!
Vamos esperar para ler como descarta-los!

Beijos coloridos!

Camila disse...

Esse post eu nem vou comentar... ahahahahahha
A rainha dos esmaltes vencidos! Coloquei uns 4 fora depois que li isso, fora os que deixei "de lado" pra poder lembrar dos nomes... ahahahah
Bem... pra quem mal olha a validade do que come, imagine o que passa nas unhas... :D Que vergonha

Empório Mãos & Pés disse...

Gabi, levantei tua bandeira agora! :)

Rê, gostou do post mesmo? Me emocionei com o teu comentário! Queridaaaa :) A gente tem que ficar atenta mesmo, às vezes algumas lojas fazem "balaio" de esmaltes e, se formos ver, estão todos perto de vencer! Aí não vale a pena...

Marga, logo publico o post sobre a maneira correta de descartar esmaltes! ;)

Cá, tu é uma figura! Nada de usar esmaltes vencidos, senão eu te deduro pra nossa dermato! Hehehe

Beijos, gurias!

Flávia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...